terça-feira, 20 de março de 2012

Instituto Secular Orionitas

O Instituto Secular Orionita é o ramo secular da família religiosa fundada por São Luís Orione. Aqueles que pertencem a este instituto decidem viver o carisma da caridade em amor à Igreja em sua própria vida, santificando-se a partir de suas próprias famílias, abraçando à vida religiosa no escondimento.






O Instituto Secular Orionita Feminino é formado por mulheresque se consagraram a Deus permanecendo no mundo para santificá-lo a aprtir dedentro, segundo as leis das Igrejas e nas pegadas caritativas do Beato LuísOrione. O fim primário e geral do Instituto é a santificação dos membrosmediante a observância dos conselhos evangélicos, tendo em vista a perfeição dacaridade re mantendo a fisionomia e os compromissos dos leigos e de seculares.Seu fim particular é servir a Deus, a Igreja e as almas segundo o carisma deDom Orione: “colaborar como humildes filhos da Divina Providência para levar ospequenos, os pobres, o povo á Igreja e ao Papa, para “Instaurare Omnia inChristo”, mediante o exercício da caridade.
O Instituto Secular Orionita feminino se reconhece unido,por origem e carisma, á Pequena Obra da Divina Providência. Na autonomia daprópria identidade, vive o mesmo carisma em comunhão com todos os componentes:os filhos da Divina Providência (sacerdotes, irmãos coadjutores, eremitas), asPequenas Irmãs Missionárias da Caridade (de vida ativa e contemplativa,sacramentinas cegas adoradoras) e as associações laicais.
O Instituto secular Orionita é consagrado ao nosso Deus eredentor Jesus Cristo, e está colocado sob a proteção de Maria, Mãe de Deus eda Igreja, e de São José, padroeiros e modelos de vida laical consagrada peloreino de Deus. Venera como fundador, pai, mestre e intercessor o Beato LuísOrione.
Pode fazer parte do Instituto secular Orionita toda católicaque tenha reta intenção e possua as normais qualidades humanas e religiosaspara assumir as obrigações da consagração e da missão de testemunhar no mundo oevangelho e a vida nova em Cristo. O Instituto acolhe também jovens comdeficiência física, desejosas de testemunhar no mundo a confiança e o abandonona Divina Providência com a aceitação e a oferta alegre da própria invalidez.
Em resposta a sua particular vocação, as Orionitasseculares, já consagradas a Deus e inseridas no Corpo Místico por força do Batismoe da Crisma, fazem uma radical e definitiva oferta de si, vivendo nas situaçõesordinárias do mundo e valendo-se da profissão, das atividades, dos lugares edas circunstâncias correspondentes a própria secularidade. A secularidadeconsagrada comporta uma presença consciente e operosa no mundo e com os meiosdo mundo para ser nele um fermento para o rejuvenescimento e o crescimento docorpo místico. Este fermento será difundido pela Orionita, de modo particular,através da sua caridade imolada no agir, no sofrer e no orar.

CONSAGRAÇÃO

As Orionitas se tornam membros do Instituto mediante umaespecífica consagração a Deus, efetuada com a profissão dos três conselhosevangélicos de pobreza, castidade e obediência, e o quarto voto de “especialfidelidade ao papa”. O estado daqueles que professam os conselhos evangélicosno Instituto pertence á vida e á santidade da igreja que reconhece e promove aforma de vida como um dom para a sua missão.
As Orionitas comprometem-se a viver de maneira mais plena aconsagração cristã, fundamentada sobre o batismo e a crisma, “seguindo Cristoque, virgem pobre, redimiu e santificou os homens com a sua obediência até amorte de cruz”.
Portanto, “primeira regra e vida seja de observar em grandehumildade e amor dulcíssimo o santo evangelho”. Assim como o Cristo vive no seucorpo mísitco que é a Igreja, cujo centro visível de unidade é o papa, aOrionita vive de intensíssimo amor á Igreja e ao Papa, como expressão do únicoamor a Cristo.
A s Orionitas procuram realizar em si mesmas aquela pertençaa Deus que Jesus Cristo atuou na sua vida, e se dedicou a seguir os conselhosevangélicos, deixando-se plasmar pelo espírito das bem aventuranças e pelamística da caridade eclesial: “façamos generosamente da nossa vida todo umalegre holocausto de Cristã e apostólica caridade, uma hóstia pura e limpa desacrifício aos pés do Papa e da Igreja.”
A consagração deve ser a ciente, livre e alegre resposta ávocação, insigne dom de Deus. Por meio dela participa mais intimamente ao domtotal de Cristo ao pai, sempre em ato na Igreja e pela Igreja. Desta maneira,ela é maiormente introduzida na comunhão de vida com a santíssima Trindade.Inserida mais profundamente no Mistério Pascal, pode recolher copiosamente osfrutos da graça batismal.


Caso você queira ter mais informações sobre as leigas consagradas orionitas, por favor, entre em contato com Luci Soligo através do e-mail luci.soligo@yahoo.com.br ou preencha nosso formulário aqui, e dentro em breve entraremos em contato contigo.
Visite também nossa página oficial www.iso.donorione.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqueles que sentirem no coração e quiserem ser colaboradores com Notícias sobre Eventos relacionados com o Tema do Blog, mandem fotos, vídeos, datas dos Eventos, que serão muito bem aproveitados aqui, divulgaremos todos. Desde já agradecemos.